Veículos aéreos não tripulados estão sendo utilizados pelo crime organizado como uma forma de monitorar e até atacar autoridades
Nos últimos anos, criminosos têm utilizado drones para monitorar e até atacar comunidades, autoridades e organizações criminosas rivais. No mês de novembro, a Polícia Federal chegou a abater 20 drones que estavam sobrevoando sem autorização a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Uma das tecnologias utilizadas para identificar e abater esses equipamentos é o sistema anti drone.
De acordo com as regulamentações da ANATEL, no Brasil apenas as forças de segurança pública podem utilizar sistemas anti drones, uma vez que alguns equipamentos podem atrapalhar a comunicação e GPS de aviões, por exemplo. “É comum vermos notícias de drones sobrevoando áreas proibidas, mesmo que sem más intenções, porém, esses voos podem claramente causar acidentes, por exemplo, quando um drone sobrevoa o espaço aéreo de um aeroporto é extremamente perigoso. Além disso, os drones estão sendo utilizados por grupos de criminosos, inclusive para lançar explosivos, o que torna cada vez mais necessário que a polícia e as forças de segurança estejam prontas para lidar com essas ameaças”, comenta o diretor executivo e CEO da Advanced Technologies Security e Defense (ADTECH SD), Bruno Cunha.
Segundo Bruno, os sistemas anti drones são equipamentos que detectam, neutralizam ou até capturam drones alvos através da supressão dos seus sinais de comunicação e controle. “Os dois sistemas anti drones mais comuns são o de tipo “arma de supressão”, que é usada por um operador apontando para o alvo, e os estacionados como nosso SIMAD, que pode criar uma área de proteção e quando uma ameaça entra nesse local é automaticamente neutralizada”, explica.
A ADTECH, uma StartUp brasileira focada em fornecer soluções para segurança e defesa com um Know-how de tecnologia e desempenho, conta com três níveis de SIMAD. “O SIMAD I, que cria uma zona de proteção contra um ou vários drones, suprimindo sinais de comunicação, controle e GNSS; o SIMAD 2 que cria uma área de proteção de aproximadamente 3 km também com uma zona contra um único ou vários drones, suprimindo sinais de comunicação, controle e GNSS; e o SIMAD III, que usa sistemas de detecção passivos e ativos para criar uma área de monitoramento completa com alcance de detecção de 3 a 10 km usando o radar ativo ATALAIA”, esclarece Bruno.
Além de operar em modo automático ou semiautomático, o sistema pode pesquisar, detectar e determinar automaticamente a direção da ameaça, o SIMAD realiza a supressão dos canais de controle e comunicação da ameaça. Esses equipamentos garantem um maior controle do espaço de interesse, evitando problemas que podem prejudicar operações de segurança pública.
“Os sistemas anti drones da AdTech têm o diferencial, não só pelo seu custo-benefício, mas também pela facilidade de operação em relação aos outros tipos de equipamento. Nossos sistemas criam uma área de proteção automática para múltiplas ameaças, que quando é detectado, é automaticamente suprimido, sem a necessidade de que um operador precise ter a visão do alvo ou que tenha o controle manual”, afirma Bruno Cunha.
SOBRE A ADTECH
A Advanced Technologies Security & Defense (ADTECH) é uma empresa brasileira focada em fornecer soluções para segurança e defesa, com um Know-how de tecnologia e desempenho. A empresa, possui certificação do Ministério de Defesa e oferece serviços para os setores de agronegócio, segurança pública e privada, defesa territorial e fronteira e inspeções geográficas e patrimoniais.
Entre os seus produtos estão sistemas anti drones, radar terrestre Atalaia, Micro Transponder, satélites para monitoramento ótico e de sinais de rádio, e drones de alta performance, inovadores, direcionados e planejados para um melhor custo-benefício, como o drone Harpia, que é líder de categoria e possui um longo alcance e multiemprego. A ADTECH está localizada na Praça Cariri, nº 313, no bairro Chácaras Reunidas, em São José dos Campos. Para mais informações entre em contato através do e-mail: contato@adtechsd.com.br ou telefone: (12) 3512-1484.
Comments