Especialista explica como realizar investimentos para não depender apenas da previdência social
Realizar um planejamento para se aposentar pode ser um diferencial na hora de receber o benefício. Por isso, é fundamental entender e seguir estratégias que possam antecipar ou até mesmo aumentar o valor da aposentadoria e proporcionar uma boa rentabilidade ao longo dos anos.
A escolha da estratégia ideal dependerá da sua meta financeira. Por isso, antes de defini-la é preciso avaliar seus gastos mensais e estipular quanto você deseja receber durante sua aposentadoria. “É importante realizar um balanço completo de sua vida financeira, ou seja, renda, custos fixos e variáveis, investimentos atuais, bens e dívidas. Assim você conseguirá entender qual é o seu patrimônio líquido e revisá-lo anualmente, isso te ajudará a seguir dentro de um plano de metas traçado e entender quanto aos aportes necessários para chegar à renda de aposentadoria desejada”, comenta o especialista financeiro da Avere Partners, Elder Magalhães.
Após realizar essa análise é preciso estudar qual o melhor investimento de acordo com o objetivo que pretende atingir. “Existe diferentes tipos de investimentos que podem ser realizados antes e durante a aposentadoria como, por exemplo, a previdência privada que ao contrário da previdência social, parte de instituições financeiras e qualquer pessoa, independente do vínculo empregatício, pode aderir a um plano”, ressalta Elder Magalhães.
No Brasil, existem duas modalidades de previdência privada: VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) “As duas formas de investimento permitem que você defina o valor e a periodicidade das suas contribuições, além do tipo de alíquota do Imposto de Renda. Os recursos aportados nesses planos são investidos em diferentes ativos e a rentabilidade varia de acordo com o desempenho deles. Muitas pessoas decidem investir nos planos de previdência privada, pois é possível realizar contribuições mensais e acumular um patrimônio ao longo da vida”, explica o especialista.
Outro tipo de investimento indicado é através do tesouro direto. “Com esse tipo de investimento é possível comprar títulos públicos do governo (Selic; IPCA+; prefixado; RendA+ e Educa+) que têm diferentes prazos e rentabilidades, permitindo a escolha de uma opção que melhor se adeque aos seus objetivos financeiros. Nesse caso a rentabilidade varia de acordo com cada título”, pontua Elder Magalhães.
O Fundos de Investimentos também é uma outra opção a ser considerada para complementar a aposentadoria. “Essa é uma modalidade de investimento que reúne recursos de cotistas com o objetivo de aplicar o capital em ativos como títulos públicos, moedas, juros e ações. Com ela é possível investir de uma forma mais segurança e rentável através dos fundos de renda variável, renda fixa, multimercados e vários outros para todos os perfis e objetivos”, reforça o especialista.
Depois de avaliar suas finanças pessoais, definir sua meta de aposentadoria e entender as modalidades de financiamento é importante estudar o mercado financeiro e criar um plano de investimento, para isso uma consultoria financeira é importantíssima para ajudá-lo a montar uma carteira balanceada, respeitando o seu perfil de investidor e as suas metas.
AVERE PARTNERS
A Avere Partners é uma empresa de consultoria financeira e Multi Family Office localizada em São José dos Campos e que oferece serviços voltados para gestão patrimonial, expansão e educação financeira. Com anos de experiência e uma equipe de consultores com certificados CFP®, a Avere está pronta para ajudar a atingir objetivos financeiros de longo prazo. Saiba mais através do site: https://www.averepartners.com.br/
Comments