Segundo especialista da ADTECH SD, alguns fatores podem ter contribuído diretamente para esse crescimento, um deles é a expansão de mercado
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as importações de drones no Brasil somaram US$16 milhões nos primeiros cinco meses de 2024, o que representa um aumento de 24,1% em relação ao mesmo período de 2023. Em termos de unidades, o crescimento foi de 115%. Segundo o diretor executivo e CEO da Advanced Technologies Security e Defense (ADTECH SD), Bruno Cunha, alguns fatores podem ter contribuído para esse crescimento.
“O aprimoramento da tecnologia, o conhecimento das aplicações dessas soluções para diversos setores, a expansão de mercado e a falta de produção nacional, podem ter contribuído diretamente para esse aumento. Essa última condição se justifica por ser extremamente difícil competir com os preços dos drones fabricados na Ásia Oriental, mesmo com suas taxas e logísticas, além da complexidade das regulações brasileiras, que tornam as certificações demoradas e caras”, afirma Bruno.
De acordo com o Sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS), administrado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), existem atualmente 150 mil pilotos remotos cadastrados e 100 mil drones associados a 13 mil instituições. Apenas o Brasil registrou 405.178 solicitações de voo entre janeiro e dezembro de 2024, superando números de anos anteriores.
“Antes os drones eram usados para filmagens curtas ou mapeamento de solo, por exemplo, mas não substituíam ferramentas tradicionais como as máquinas de pulverização para o setor agrícola, ou aviões para o mapeamento de grandes áreas. Agora isso já é possível de forma eficiente e mais barata com os drones”, explica Bruno, pontuando que uma vantagem dessa produção em massa é que os drones importados muitas vezes possuem limitações técnicas que criam oportunidades para o mercado interno. “Temos no Brasil diversas empresas que fabricam drones específicos para aplicações, por exemplo drones de carga, monitoramento e agrícola”, relata.
Com câmeras de alta definição, sensores térmicos e outros artifícios, esses equipamentos também oferecem uma série de benefícios para outros setores como o de segurança pública. “Os drones se
destacam por sua agilidade em transmitir informações de forma rápida e precisa, contribuindo com o patrulhamento policial, monitoramento de fronteiras, busca e salvamento, e até mesmo na prevenção de crimes. Além do ótimo custo-benefício e segurança aos operadores se comparado a helicópteros ou outras aeronaves tripuladas para monitoramento aéreo”, comenta.
INOVAÇÃO
A ADTECH é uma empresa de tecnologia de São José dos Campos responsável pela criação do drone ‘Harpia’, o único na sua classe no mercado brasileiro que além de equipamentos convencionais de imagem e vídeo, possui cargas especiais, como radar de abertura sintética e equipamento de guerra eletrônica. O equipamento é certificado pelo Ministério da Defesa como ‘Produto Estratégico de Defesa’, além de ser o SARP nacional e de iniciativa privada com maior alcance e altitude de voo já certificado pela ANAC e possuir o certificado de homologação ANATEL em sua categoria. Além do setor de segurança, ele pode ser utilizado no agronegócio para levantamento georreferenciado e na agricultura de precisão.
SOBRE A ADTECH
A Advanced Technologies Security & Defense (ADTECH) é uma empresa brasileira focada em fornecer soluções para segurança e defesa, com um Know-how de tecnologia e desempenho. A empresa é certificada como “Empresa de Defesa” pelo Ministério da Defesa, e oferece serviços para os setores de segurança pública e privada, agronegócio, defesa territorial e fronteira e inspeções geográficas e patrimoniais. A AdTech está localizada na Praça Cariri, nº 313, no bairro Chácaras Reunidas, em São José dos Campos. Para mais informações entre em contato através do e-mail: contato@adtechsd.com.br ou telefone: (12) 3512-1484.
Comments