Em 2023, o SUS registrou o maior número de internações de bebês menores de um ano por problemas respiratórios dos últimos 15 anos
Com o início do inverno o número de doenças respiratórias aumenta consideravelmente já que as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado e intensificam doenças como sinusite, rinite, asma e bronquite. Em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 153 mil internações de bebês menores de um ano por problemas respiratórios, o número equivale a 419 hospitalizações por dia e trata-se do maior índice registrado nos últimos 15 anos.
De acordo com o alergista e imunologista da Ativia Saúde, Drº Alan Mezzavilla, o tempo seco e a baixa umidade do ar são fatores que contribuem para a redução dos mecanismos de defesa do organismo e intensificam o surgimento dessas doenças.
“Esse aumento se dá tanto pela alteração climática, ou seja, por essa mudança de temperatura onde ficar mais fácil dos agentes infecciosos adentrarem na pele que recobre o nosso nariz por dentro (mucosa nasal) e também pelo clima seco que proporciona uma maior irritação das vias aéreas e a penetração, principalmente de vírus. Outro motivo seria a aglomeração e a maior proliferação de vírus em ambientes quentes e fechados, por exemplo, de manhã nos ônibus quando as pessoas fecham todas as janelas por causa do frio e não há ventilação, contribuindo diretamente para transmissão viral”, explica o médico.
Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam a respiração, o médico dá algumas recomendações. “Durante essa época do ano é importante manter os ambientes arejados, beber bastante líquido, ter bons hábitos de vida como uma boa alimentação, praticar atividades físicas e principalmente evitar aglomerações em ambientes fechados. São algumas recomendações simples, mas que fazem a diferença”, ressalta Alan Mezzavilla.
ATIVIA SAÚDE
Com corpo clínico formado por profissionais especializados e atualizados, a Ativia é uma empresa conceituada e comprometida com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com uma rede de mais de 600 profissionais da saúde, além de mais de 22 hospitais credenciados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para mais informações, acesse www.ativia.com.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3954-3954.
Comments